PELC RJ 2040 - Plano Estratégico de Logística e Cargas do Rio de Janeiro

Notícia

Prumo avalia participar de leilão de energia este mês

Categoria: Portos

31/07/2018

31/07/2018 - 05:00 Prumo avalia participar de leilão de energia este mês
Por Rodrigo Polito
A Prumo Logística estuda participar do próximo leilão de geração de energia, marcado para 31 de agosto. A licitação, do tipo "A-6", negociará contratos de energia de novos empreendimentos com início de fornecimento em 2024.
"Sim, pensamos [em participar do leilão]. Temos duas térmicas, mais ou menos 3 mil megawatts. Temos licenciado 6.400 megawatts. Então ainda temos 3.400 megawatts para crescer e a nossa intenção é chegar lá", afirmou o presidente da Prumo, José Magela, após participar de cerimônia de assinatura de portaria de outorga para a implantação da termelétrica GNA II, sociedade entre a Prumo, a Siemens e a BP, no Porto do Açu, no Rio.
A térmica GNA II venceu leilão de energia no fim de 2017. O projeto está previsto para entrar em operação em janeiro de 2023. Também no fim do ano passado a empresa teve o aval para a construção da térmica GNA I, que inicialmente seria instalada por outro empreendedor, com outro nome para a usina, no complexo industrial de Suape, em Pernambuco. A GNA I está prevista para entrar em operação em janeiro de 2021. Juntas, as duas térmicas somarão 3 mil MW. "Nos transformamos, em menos de 24 horas, no maior complexo termelétrico da América Latina", disse Magela, lembrando das medidas ocorridas no fim do ano passado.
As duas térmicas deverão consumir 13 milhões de metros cúbicos diários de gás. O energético será fornecido por um terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL), também da Prumo, que terá capacidade de 21 milhões de metros cúbicos diários e deve entrar em operação em 2020.
De acordo com a companhia, até 2023, estão previstos investimentos de R$ 8 bilhões nas duas térmicas e no terminal. Apenas a segunda termelétrica demandará R$ 4 bilhões de investimentos. Segundo Magela, a companhia ainda está tratando do financiamento, que deverá ser dividido entre o BNDES e bancos estrangeiros.
Na cerimônia de assinatura da portaria do MME que concedeu a outorga para a termelétrica, o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, fez menção ao empresário Eike Batista, idealizador do Açú. "Não estaríamos aqui se não fosse o talento de Eliezer Batista e sem a ousadia do Eike [Batista]. Não importa o que fez de bom ou de errado, mas estamos aqui muito graças a essas pessoas", afirmou o executivo.

Leia também:

Telefone de contato do PELC: (21) 2547-1397 - E-mail: pelcrj2045@transportes.rj.gov.br

Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados