PELC RJ 2040 - Plano Estratégico de Logística e Cargas do Rio de Janeiro

Notícia

Rodovias predominam no transporte de cargas, diz pesquisa do IBGE

Categoria: Rodovias

free cialis samples coupon go drug coupon card
free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016
?version=3&hl=pt_BR&showinfo=0&rel=0"> free cialis samples coupon go drug coupon card
free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016
?version=3&hl=pt_BR&showinfo=0&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="435" height="289" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true">

25/11/2014

O Globo

A logística do transporte no território brasileiro apresenta predominância de rodovias, concentradas principalmente no Centro-Sul do país, em especial no estado de São Paulo, segundo o Mapa da Logística dos Transportes no Brasil, divulgado nesta terça-feira (25) pelo IBGE.

Em 2009, segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), 61,1% de toda a carga transportada no Brasil usou o sistema modal rodoviário; 21,0% passaram por ferrovias, 14% pelas hidrovias e terminais portuários fluviais e marítimos e apenas 0,4% por via aérea.

De acordo com o levantamento, São Paulo é o único estado com uma infraestrutura de transportes na qual as cidades do interior estão conectadas à capital por uma vasta rede, incluindo rodovias duplicadas, ferrovias e a hidrovia do Tietê. Além disso, o estado ainda comporta o maior aeroporto (Guarulhos) e o porto com maior movimentação de carga (Santos) do país.

Há ainda a extensão de rodovias pavimentadas não duplicadas no noroeste do Paraná, Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e Distrito Federal e entorno, bem como no litoral do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e Salvador, na Bahia, que evidencia a importância econômica dessas regiões, que demandam por maior acessibilidade e melhor infraestrutura de transporte.

Mesmo com distribuição desigual pelo território nacional, a malha rodoviária tem vascularização e densidade muito superiores às dos outros modais de transporte e só não predomina na região amazônica, onde o transporte por vias fluviais tem grande importância, devido à densa rede hidrográfica natural. Por outro lado, a distribuição das ferrovias e hidrovias é bem reduzida e tem potencial muito pouco explorado, segundo o levantamento.

De acordo com o IBGE, historicamente, a malha ferroviária acompanhou a expansão da produção cafeeira até o oeste paulista do século XIX até o início do século XX. Porém, os principais eixos ferroviários da atualidade são usados para o transporte das commodities, principalmente minério de ferro e grãos provenientes da agroindústria. Algumas das ferrovias mais importantes são a Ferrovia Norte-Sul, que liga a região de Anápolis (GO) ao Porto de Itaqui, em São Luís (MA), transportando predominantemente soja e farelo de soja; a Estrada de Ferro Carajás, que liga a Serra dos Carajás ao Terminal Ponta da Madeira, em São Luís (MA), levando  principalmente minério de ferro e manganês e a Estrada de Ferro Vitória-Minas, que carrega predominantemente minério de ferro para o Porto de Tubarão.
the effects of viagra side effects of viagra tablets to buy viagra online
free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016

Leia também:

Telefone de contato do PELC: (21) 2547-1397 - E-mail: pelcrj2045@transportes.rj.gov.br

Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados