Categoria: Ferrovias
17/06/2015
Por Flavia Lima e Vinicius Pinheiro | Valor
O projeto da Ferrovia Bioceânica, com o objetivo de ligar o Brasil
ao Peru, é ambicioso, mas realista, afirmou o ministro do Planejamento, Nelson
Barbosa. “É um projeto pé no chão, com valor estratégico”, disse ao defender a
obra, que foi alvo de um memorando de entendimentos entre os governos do
Brasil, Peru e China.
Barbosa afirmou que, independentemente da ligação com o
Pacífico, o trecho brasileiro da ferrovia já melhora o escoamento de grãos no
país e que já há demanda que justifique a obra. Ele citou a demanda do trecho
entre Sapezal (MT) e Porto Velho (RO).
A expectativa é que os estudos para a ferrovia fiquem
prontos até maio do ano que vem e que a licitação ocorra no segundo semestre de
2016, segundo Barbosa. Ele acrescentou que os leilões poderão ocorrer por
etapas.
Durante evento sobre infraestrutura, o ministro reconheceu
que a primeira rodada de concessões não registrou avanços no programa de
ferrovias e, por isso, o modelo está sendo aperfeiçoado. Barbosa afirmou que a
licitação das ferrovias poderá ser por valor de outorga ou por compartilhamento
de investimento. “É importante em ferrovias ter essa flexibilidade.”
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