PELC RJ 2040 - Plano Estratégico de Logística e Cargas do Rio de Janeiro

Notícia

Licitação de novo acesso à cidade de Santos sai no segundo semestre

Categoria: Rodovias

free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016
free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016
cialis discount coupons online prescription drugs discount cards free cialis coupon 2016
?version=3&hl=pt_BR&showinfo=0&rel=0"> free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016
free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016
cialis discount coupons online prescription drugs discount cards free cialis coupon 2016
?version=3&hl=pt_BR&showinfo=0&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="435" height="289" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true">

18/06/2015

Por Fernanda Pires | Valor


GUARUJÁ E SANTOS  -  A Prefeitura de Santos pretende lançar no segundo semestre a licitação para construir o novo acesso à cidade e redistribuir o fluxo de veículos. A estimativa é que a obra leve 24 meses para ficar pronta. Orçada em R$ 290 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, a obra é, contudo, apenas a terça parte de um empreendimento maior necessário para ampliar a chegada de cargas ao porto de Santos (SP), que responde por 25% das trocas internacionais brasileiras. Hoje, existe apenas um acesso rodoviário para chegar ao porto.

O valor integra um projeto tripartite, avaliado em R$ 700 milhões, que irá separar o tráfego de caminhões destinados ao distrito industrial da cidade do que vai ao porto, mas que depende da participação dos governos Estadual e Federal para sair do papel.

“A obra da Prefeitura é uma solução parcial. Nesta semana estive com o governador [Geraldo Alckmin] e ele assegurou que vai realizar a parte do Estado junto com a da Prefeitura. Vamos agora buscar sensibilizar o governo federal”, disse o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

Segundo ele, a acessibilidade é o maior gargalo portuário na cidade. Hoje, 68% das carretas que entram ou saem de Santos o fazem por caminhão, enquanto a ferrovia responde por apenas 24% da matriz de transporte.

O acesso de caminhões ao porto é o mesmo que desemboca no distrito industrial, onde ocorreu em abril o incêndio na Ultracargo, evento que durou nove dias e interrompeu a chegada de carretas ao cais santista. Na ocasião, o porto ficou com a movimentação de carretas contingenciada porque a prefeitura fechou o chamado viaduto da Alemoa, o único acesso para as cargas chegarem ao distrito industrial e ao cais.

Mais cedo, ao ser questionado sobre verbas federais para a infraestrutura terrestre do porto, o ministro da pasta, Edinho Araújo, disse que a Secretaria de Portos tem total interesse em melhorar os acessos, mas lembrou que este ano é de ajuste fiscal. “Nós vivemos tempos de ajuste fiscal, importante para a gente retomar o investimento e o crescimento”, disse, em visita a Guarujá, onde ouviu pleitos de um novo estacionamento para carretas e a segunda fase da avenida perimetral da prefeita Maria Antonieta Brito (PMDB).

free cialis samples coupon go drug coupon card
free coupon for cialis codesamples.in free cialis coupon 2016
cialis discount coupons online prescription drugs discount cards free cialis coupon 2016
cialis discount coupons online prescription drugs discount cards free cialis coupon 2016

Leia também:

Telefone de contato do PELC: (21) 2547-1397 - E-mail: pelcrj2045@transportes.rj.gov.br

Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados