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MAPEAMENTO OTIMIZA OPERAÇÕES DE EMBARQUE E DESEMBARQUE NO CAIS SANTISTA

Categoria: Portos

20/07/2015

Por Notícia Clipada | Portos e Navios
Depois de automatizar os portões de acesso ao terminal, criar mecanismos robóticos para execução de processos e integrar o sistema a aplicativos de mensagens instantâneas, o pessoal de Tecnologia da Informação (TI) da Santos Brasil vai mudar a dinâmica no cais. Um mapeamento virtual vai ajudar no embarque e desembarque de contêineres.

A meta da empresa, responsável por operar o Terminal de Contêineres (Tecon), na Margem Esquerda (Guarujá) do Porto de Santos, é saltar de 110,6 Movimentos por Hora (MPH) para 121,6 MPH até o próximo ano com o auxílio desse novo recurso. A ideia é inspirada em outras já praticadas em portos da Europa, mas o projeto local é interno.

O procedimento do embarque da carga envolve o trabalho realizado pelo operador do portêiner (guindaste que faz o transporte do contêiner entre o costado e o navio) e de fiscais que estão à disposição dele, pelo menos um em solo e outro embarcado. Eles estão conectados, sempre, de alguma forma para realizarem a operação.

O diretor de TI da empresa, Ricardo Abbruzzini Filho, explica que o processo atual depende da troca de informação entre os três funcionários. Isto é, para o operador do guindaste saber onde deve colocar ou retirar o contêiner, é preciso que os fiscais o informem via rádio, o que o torna o procedimento lento e sujeito a erros.

Agora, com o sistema digital, o funcionário terá, na cabine de operação do portêiner, uma tela com essas informações mapeadas. O programa é capaz de ler os contêineres em terra e, informar em qual posição ele deve ser encaixado - e o contrário também. 

Para que isso fosse possível, a equipe de Abbruzzini teve que instalar 14 câmeras com tecnologia capaz de reconhecer números e objetos nos 10 portêineres que a empresa tem em operação. Com informações já cadastradas no sistema, elas são capazes de identificar o caminhão e o contêiner, destrinchando os dados. 

Equipamentos estrangeiros foram comprados, mas toda a parte sistemática que operacionaliza o projeto - que deve estar plenamente em operação até o final do ano - é fruto do trabalho da equipe de Ricardo, como ele faz questão de ressaltar. O objetivo foi valer o índice que ele mais se orgulha: economizar 60% nos gastos. 

Inovação 

Com orçamento anual superior a R$ 14 milhões e uma equipe de 80 profissionais, o diretor de TI da Santos Brasil orgulha-se dos cases de sucesso. Entre eles, estão os gates (portões de acesso) automatizados que reduziram para 20 segundos o tempo necessário para que os caminhões entrem no terminal. 

Entre outros exemplos realizados pelo pessoal de tecnologia da Santos Brasil, estão a automação de processos para clientes (que antes eram manuais e envolviam mais de um setor), o sistema de pesagem de carga nos guindastes, a utilização de aplicativos de mensagens instantâneas e o controle de cargas do modal ferroviário. 

Fonte: A Tribuna Online
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