PELC RJ 2040 - Plano Estratégico de Logística e Cargas do Rio de Janeiro

Notícia

Investimentos em logística no Estado do Rio saem do papel

Categoria: PELC RJ 2045

cialis dose 20mg cialis dosing and
blood sugar sexual side effects of diabetes cialis for women dosage
?version=3&hl=pt_BR&showinfo=0&rel=0"> cialis dose 20mg cialis dosing and
blood sugar sexual side effects of diabetes cialis for women dosage
?version=3&hl=pt_BR&showinfo=0&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="435" height="289" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true">

11/06/2015

Por Editorial | De Oglobo


Do total de R$ 198,4 bilhões estimados pelo programa de investimentos em logística, aproximadamente R$ 70 bilhões estão previstos para se concretizar até o fim do atual mandato da presidente Dilma. Num total de R$ 15 bilhões, os investimentos em território do Estado do Rio de Janeiro estão entre os que mais rapidamente podem deslanchar.

No caso das rodovias, por exemplo, envolvem concessões já existentes e não dependem de recursos orçamentários federais, de imediato. Ajustes nos atuais contratos (sem ferir a concessão) são suficientes para viabilizar os investimentos de forma a atender aos interessados. Algumas obras estão em pleno andamento, como é o caso da nova subida da Serra de Petrópolis. Trata-se de uma obrigação contratual, mas os valores estimados originalmente não correspondem ao investimento efetivo, definido pelo projeto executivo. O Tesouro teria de arcar com a diferença (cerca de R$ 800 milhões), o que não mais acontecerá, pois a integralidade do investimento será incorporado aos termos da concessão. Com isso, foi possível também adicionar outros projetos para trechos na Baixada Fluminense e nos acessos à rodovia.

Situação semelhante ocorre na Via Dutra. A nova descida da Serra de Araras, pistas marginais em trechos da Baixada e terceira pista na região do Médio Paraíba são obras para lá de urgentes que finalmente sairão do papel, conduzidos pela atual concessionária.

Na BR-101 (Norte) há também várias obras em andamento, que serão ampliadas com ajustes no contrato de concessão. É o que deverá ocorrer ainda na estrada federal, sob concessão, que liga Volta Redonda a Além Paraíba, onde duplicação, terceira pista ou o contorno de cidades tornaram-se necessários em diversos trechos. Uma nova concessão está agora programada para a BR 101 Sul (Rio-Santos), conjugada ao Arco Metropolitano, cuja parte principal ficou pronta, mas que depende da duplicação de um trecho fundamental entre Magé e Itaboraí.

O Estado do Rio será um dos principais beneficiados pelo programa porque fez o dever de casa. Governo estadual, concessionárias e potenciais investidores elaboraram projetos executivos para investimentos que acabaram incluídos no programa anunciado em Brasília. Com a economia brasileira precisando de investimentos para ganhar fôlego, o governo federal percebeu que havia meio caminho andado no estado.

E não apenas no caso de rodovias, pois muitos passos foram dados em relação aos terminais portuários e à ferrovia que ligará os portos do Rio e de Vitória. Especificamente para a estrada de ferro, os governos do Estado do Rio e do Espírito Santo se uniram e entregaram um projeto pronto, aproveitando o traçado do leito de uma ferrovia sem uso. Com isso, está marcada para o mês de julho a primeira audiência pública que dará partida ao processo de concessão dessa futura estrada de ferro.

the effects of viagra side effects of viagra tablets to buy viagra online

Leia também:

Telefone de contato do PELC: (21) 2547-1397 - E-mail: pelcrj2045@transportes.rj.gov.br

Tecnologia: PRODERJ - Todos os direitos reservados