Programa é viável e há investidores interessados em ferrovias, diz Barbosa
Categoria: Ferrovias
11/06/2015
Um dia após o anúncio do novo programa de concessões, o
ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, procurou convencer senadores -
durante mais de quatro horas de audiência pública das comissões de
Infraestrutura e Fiscalização e Controle - de que há um cronograma firme de
realizações a serem seguidas na nova etapa do Programa de Investimento e
Logística (PIL) do governo federal. A melhora do escoamento da produção
agrícola e redução do custo de logística para a indústria norteiam o plano,
segundo Barbosa, tendo no investimento em ferrovias como seu maior desafio. "Nós
acreditamos que esse programa de investimento é realista e viável", disse.
O fato de obras que já integraram programas de investimento
anteriores e não foram executadas retornarem agora em nova modalidade foi
colocado por Barbosa como virtude. "Queremos ser transparentes até na
nossa mudança de opinião, de obras que antes achávamos que deveriam ser
públicas e agora achamos melhor fazer por concessão", explicou.
As licitações para concessões de aeroportos ocorrerão, disse
o ministro, em março de 2016. Até o meio do ano, virão os novos leilões de
rodovias. "Nosso objetivo é fazer na área de infraestrutura algo que já
ocorre na área de energia, com leilões todos os anos." Segundo ele, há
grande interesse dos investidores em ferrovias. Obras de conclusão da Norte-Sul
e da Bioceânica estão no radar de grupos estrangeiros, como os chineses.
No caso da Bioceânica, que atravessa o Centro-Oeste e Norte
do país, chegando até o Peru, o governo brasileiro assinou termo de
entendimento com os governos peruano e chinês para a realização dos estudos,
que deverão estar concluídos em maio de 2016. O objetivo é começar a construção
em 2018. "A ferrovia Bioceânica terá 3,5 mil quilômetros e tem importância
estratégica no escoamento da produção do Brasil pelo Pacífico", disse o ministro.
Não está definido se a concessão será de todo o trecho, ou se haverá concessões
de partes da obra.
"A ferrovia Bioceânica não é o trem-bala, que só faz
sentido se for feito todo o traçado. Ela pode ser feita em partes, começando
pelas mais viáveis comercialmente", disse o ministro. "Pelo que os
especialistas e senadores da região falam, o trecho de Água-Boa até Campinorte
já pode começar. O estudo de Sapezal-Porto Velho queremos entregar este ano.
Isso independe da Bioceânica como um todo", explicou Barbosa.
O ministro também confirmou que o governo trabalha com a
possibilidade de usar o critério de outorga onerosa já nos primeiros leilões de
novos arrendamentos portuários. Até agora, conforme aprovado no âmbito da MP
dos Portos, os critérios eram maior movimentação de cargas e menor tarifa. O
governo voltará a conversar com o Tribunal de Contas da União (TCU) para ser
autorizado a adotar o critério de outorga onerosa já no primeiro bloco.
Para o segundo bloco, a outorga servirá como base das
licitações - ganha o leilão quem se dispõe a pagar mais, um método usado no
governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Segundo Barbosa, essa
segunda fase conta com 21 terminais de portos, com previsão de licitação até o
meio de 2016. "O desafio do governo é transformar a demanda que existe em
projetos de execução viável", afirmou o ministro. Segundo ele,
"queremos cada vez mais uma participação do setor privado" nos
projetos de infraestrutura.
Como contrapartida para investimentos em rodovias já
concedidas, Barbosa disse que o governo vislumbra a extensão dos prazos de
concessão. "São três possibilidades. Mais tarifa, mais prazo na concessão
ou pagamento pelo governo no final da concessão. Nós queremos fazer com
extensão de prazos", afirmou. Barbosa salientou, no entanto, que o governo
tratará cada caso separadamente.
O ministro afirmou ainda que a taxa interna de retorno (TIR)
dos projetos de infraestrutura apresentados ontem "vai ser definida caso a
caso" e vai variar conforme o risco e o projeto, se rodovia e ferrovia.
Para ele, esse não é momento de discutir a TIR de todos os projetos, pois a
maior parte deles são estudos que ainda serão lançados. Já os leilões que vão
ocorrer no segundo semestre e que envolvem quatro rodovias, estão tendo a TIR
recalculada e os percentuais serão apresentados nos editados que saem dentro
dos próximos meses.
Segundo Barbosa, o modelo de fixação de TIR é o mesmo, é o
que se chama de KPM, que considera uma taxa livre de risco de longo prazo,
sobre essa taxa se adiciona o risco do negócio. Esse cálculo é tradicionalmente
feito pela Secretaria do Tesouro Nacional e discutido com os ministérios
setoriais.
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